Para fazer mesmo exame de Angelina Jolie para detectar câncer é preciso pagar R$ 4 mil

Para quem não pode desembolsar tanto, os médicos recomendam a mamografia como o exame mais preciso na identificação dos tumores de maneira precoce.


15/05/2013 - 0:20 -

Não custa barato o exame feito pela atriz americana Angelina Jolie para tentar detectar possíveis riscos de ter câncer de mama. No Brasil, a paciente que quer saber a porcentagem de predisposição à doença, deve desembolsar R$ 4 mil. É apenas através do exame de sangue que é possível verificar uma mutação cromossômica que predisponha ao câncer. No Brasil, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) prevê mais de 52 mil casos de câncer de mama em 2013.

Para passar pela mesma cirurgia de Angelina é preciso ter comprovado histórico familiar de câncer de mama ou de ovário e, ainda, passar por exames criteriosos.

angelina-jolie-faz-companhia-a-brad-pitt-enquanto-o-ator-atende-fas-na-premiere-de-kung-fu-panda-2-em-los-angeles-2252011-1307124897222_1024x768

Quando a mãe ou a irmã tiveram câncer de mama ou de ovário antes dos 40 anos, as chances da mulher também ter aumentam significativamente, como foi o caso da atriz Angelina Jolie, cuja mãe morreu de câncer. A atriz tinha mais de 80% de chance de ter a doença.

Cerca de uma em oito mulheres desenvolvem o câncer de mama, que pode ser causado por fatores diversos como hereditariedade, não ser mãe, fumante, histórico de exposição à radiação, uso excessivo de álcool, ferimentos no seio e obesidade são alguns deles.

A doença é o segundo tumor mais frequente no mundo e a segunda causa de morte entre as mulheres brasileiras, perdendo apenas para as doenças cardíacas. Para quem não pode desembolsar tanto, os  médicos recomendam  a mamografia como o exame mais preciso na identificação dos tumores de maneira precoce. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos.

  • Matérias Relacionadas:

Deixe seu comentário