Ivo Pedroso Fernandes
Economia
crescimento-economico

Levando em consideração os aspectos da vida moderna torna-se evidente que o progresso na sociedade humana é consideravelmente positivo, embora alguns percalços históricos possam fazer parecer que a ideia progressista de uma sociedade mais igualitária e economicamente estável sejam utopia, se fizermos uma comparação histórica desde o período pré iluminismo até os dias atuais, torna-se mais visível que a sociedade legitimada na razão, baseada em ideais como tolerância, progresso, liberdade e outras virtudes oriundas do pensamento racional humano, já são uma realidade.

Observando o cenário atual dos países mais desenvolvidos o crescimento econômico tem papel fundamental na manutenção desse sistema que conta com alguns pilares tais, como: segurança, bem-estar, justiça social, liberdade individual e proteção do meio ambiente. Como resultado disso é possível observar a discrepância entre realidades de padrões de vida de cada país e como o crescimento econômico tem influência direta nesse estado de bem-estar e desenvolvimento, com exemplos regionais e continentais, em outras palavras é possível ver uma diferença absurda nos padrões de vida dos países Latino-americanos e Norte-americanos.

crescimento-economico-2

Qual é a teoria do crescimento econômico?

Levando-se em consideração o papel fundamental do desenvolvimento econômico através do excedente é mais fácil entender que o homem precisa de um determinado tempo de ócio e liberdade individual para poder se desenvolver e finalmente contribuir efetivamente para o progresso geral da nossa sociedade. A teoria do crescimento econômico por sua vez é edificada pela pedra angular da educação porque como podemos ver nos países da América Latina, não basta ter apenas uma demanda efetiva para incentivar empresas competentes a investirem, também é necessário que elas possam ter acesso à demanda, o que na verdade, não é garantida por viverem esse processo cíclico e crônico dos países em desenvolvimento de depender da sobrevalorização da taxa de câmbio.

Portanto, os países crescerão se permitirem que a sua população seja realmente instruída, quando finalmente se promove a ciência e a tecnologia, se pratica uma política industrial e quando exista um investimento realmente progressista.

Fatores que influenciam o crescimento econômico.

Para poder falar de crescimento econômico automaticamente temos que fazer alusão ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que está intrinsecamente conectado a economia de uma nação. Contudo, o crescimento da renda é apenas um resultado de uma boa política, boa governança e não necessariamente significa que um país com uma taxa de crescimento econômico elevada terá um alto IDH. Ou seja, os fatores que influenciam diretamente o crescimento econômico de um país é a prática governamental que tem um grande interesse em integrar a participação popular e do setor privado na gestão pública. Em outros termos o crescimento econômico é um resultado de diversos fatores, como: o aumento do consumo privado, os investimentos, gastos públicos, a balança comercial, embora tudo isso só será realmente efetivo em um governo com boas práticas governamentais.

crescimento-economico-3

Estratégias para o crescimento econômico

O crescimento econômico pode ser entendido como um conceito de aumento da capacidade de uma economia de produzir bens e serviços em comparação com diversos períodos. Por isso que a infraestrutura tecnológica e a capacidade de uma sociedade em inovar são fatores primordiais para o seu desenvolvimento econômico.

Portanto, boas políticas de incentivo de melhorias nas tecnologias e na educação é a estratégia mais efetiva a largo prazo embora teorias políticas de crescimento tradicionais enfatizaram o aumento da taxa de investimento como principal motor do desenvolvimento de uma nação, com capital físico assumindo uma posição importante para o mesmo.

Desenvolvimento econômico sustentável

Para que um crescimento econômico seja considerado sustentável ele não poderá comprometer a saúde social e ambiental, isso significa que a medida que um país se desenvolve economicamente ele deverá tomar medidas industriais, por exemplo, para que tenha um crescimento acorde a manutenção do meio ambiente.

Uma das maiores crises ambientais enfrentadas pela promoção do desenvolvimento econômico sustentável é uma desconexão entre os objetivos dos ambientalistas e os objetivos de empresas.