Uespi anuncia vestibular para cursos em EaD

Uespi já está elaborando edital do Vestibular Uespi/UAB 2011.1


23/02/2011 - 14:39 - Da Redação

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), professor Carlos Alberto Pereira da Silva, anunciou, nesta quarta-feira (23), durante encontro de capacitação dos tutores dos cursos em EaD, do Núcleo de Educação a Distância (Nead/Uespi), que o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) já está elaborando edital do Vestibular Uespi/UAB 2011.1, que ocorrerá ainda no primeiro semestre deste ano.

O reitor antecipou, ainda, que pelo menos 5 cursos de graduação serão oferecidos, com um total de mil vagas, contemplando polos de apoio presencial de todas as regiões piauienses. “Já temos autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas em Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, que vem a ser a gestora do Programa UAB no Brasil, para fazermos o processo de seleção”, afirmou o reitor.

Carlos Alberto informou, também, que, além de vagas em cursos de graduação, a Uespi, por meio do Nead, também abrirá 4 cursos de pós-graduação lato sensu até o mês de maio, na modalidade a distância, com um total de 800 vagas. Os cursos serão na área de Sociologia, Filosofia, Ensino de Ciências e Ensino de Matemática.

“Participamos de uma chamada pública da Capes e conseguimos aprovar, também, esses cursos de especialização, que serão gratuitos para a população. Todos contarão com financiamento do Governo Federal e a chancela de qualidade da Capes. O ensino a distância é uma modalidade de curso que veio para ficar, acreditamos que com isso chegaremos nos locais que temos dificuldades de implementar cursos na forma presencial. O grande desafio da educação, seja ela presencial ou a distância, é a definição pelo Estado das linhas de financiamento”, colocou o reitor.

O curso para os tutores do Nead/Uespi segue até esta sexta-feira (25), no Campus Poeta Torquato Neto. As atividades se dividem em duas etapas: presencial e a distância. Os trabalhos estão sendo coordenados pela doutora em Psicologia, professora Wilsa Maria Ramos, que também é coordenadora geral da UAB da Universidade de Brasília (UnB). Ao todo, 60 tutores participam do evento.

Os eventos, voltados para a capacitação dos agentes em EaD da Uespi, começaram em 2010 e correspondem à primeira série dessa natureza. De acordo com a Coordenação Pedagógica do Nead, mais cursos de aperfeiçoamento serão oferecidos em 2011. “Estamos planejando para outubro deste ano um grande fórum de discussão dos cursos em EaD da Uespi. Abordaremos dos aspectos didáticos ao financiamento, passando pela gestão financeiro-administrativa”, disse a professora Fátima Albuquerque, do Nead/Uespi.

  • Matérias Relacionadas:

Deixe seu comentário