Corpos são espalhados pelas ruas da Região Serrana

No município de Teresópolis foram contabilizados 130 óbitos, em Nova Friburgo 107 e em Petrópolis 20


12/01/2011 - 23:53 - O Dia Online
Corpos são espalhados pelas ruas da Região Serrana
Corpos de motos na enchente na Região Serrana no Rio

O número de mortos pelas chuvas subiu para 257 na Região Serrana do Rio. No município de Teresópolis foram contabilizados 130 óbitos, em Nova Friburgo 107 e em Petrópolis 20. Em Teresópolis as buscas foram suspensas, na noite desta quarta-feira, por falta de iluminação necessária para a realização do serviço.

O prefeito de Teresópolis, Jorge Mario, declarou situação de emergência no município. O secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil, Flávio Castro, está com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalhando no resgate de vítimas, na identificação de áreas de risco e orientando os atingidos a se dirigirem para os abrigos preparados pela Prefeitura.

São 800 homens em um trabalho constante para encontrar desaparecidos e encaminhar os desabrigados. De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140mm de chuva, volume esperado para todo o mês de janeiro.

A Defesa Civil de Teresópolis informou que as mortes ocorreram principalmente nas localidades de Bonsucesso (39 mortos), Caleme (18 mortos) e Biquinha (16 mortos). Também tiveram vítimas no Poço dos Peixes, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, na zona urbana, e as localidades de Pessegueiros e de Salaquinho, no interior do município. Ao todo, foram 17 bairros atingidos. São 960 desabrigados e 1280 desalojados no município.

A orientação é para que os desabrigados se dirijam para o Ginásio Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Centro, com capacidade para 200 pessoas, e para um galpão situado na Rua Tamoio, s/n, no bairro do Meudon, onde cabem 400 pessoas. As escolas dos bairros atingidos também estão acolhendo as vítimas. O município ficou sem energia desde 2h da manhã e o serviço começou a ser restabelecido por volta de 8h30 da manhã desta quarta-feira, mas alguns bairros seguem sem o fornecimento de energia.

A Prefeitura de Teresópolis está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, roupas e cobertores. As doações podem ser entregues no Ginásio Pedrão. Informações também podem obtidas pelo telefone da Defesa Civil: 199.

Encontram-se em Teresópolis para apoiar as ações do Governo Municipal no atendimento às vítimas o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos. O Senador Lindberg Farias está se dirigindo ao município, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra e do ministro das Relações Institucionais, Luis Sérgio. Eles chegaram por volta das 16h15m ao Aeroporto Santos Dumont.

  • Matérias Relacionadas:

1 Comentário

  1. Maria da Conceicãoo Uliana em janeiro 2011 às 13:08

    Tenho parentes em Nova Friburgo. Nào consigo contato com eles. Moram no bairro São Geraldo, na rua Princesa Isabel.. Estou procurando alguma notícia.

Deixe seu comentário