Metrô de Teresina é o que transporta menos usuários

O metrô de Teresina é diferente dos outros. É metrô de superfície


18/05/2010 - 6:11 - Diário do Povo

O Metrô de Teresina é o que transporta menos passageiros no País com apenas 1,6% da população o que corresponde a cerca de seis mil passageiros. É o que informa reportagem da Folha de São Paulo, assinada por Paulo Peixoto e Matheus Agenta na edição de ontem. Segundo a reportagem, no Brasil só seis capitais têm metrô.

A Folha cita ainda que em Teresina, o metrô é a diesel e foi inaugurado em 1990 em área pouco populosa. Até o mês passado,somente seis mil pessoas usavam o metrô e este número dobrou com a inauguração dos novos mil metros de trilhos que finalmente levam ao centro. O Sul, mais populoso, permanece isolado. Em Teresina metrô demora 55 minutos para percorrer 13 km e há somente uma composição.

O metrô de Teresina é diferente dos outros. É metrô de superfície. Em alguns trechos, o governo construiu viadutos para evitar acidentes em cruzamentos. Ele é um caso clássico de conflitos políticos. Inaugurado no segundo governo Alberto Silva no final da década de 80, teve sua obra interrompida várias vezes por mais de 10 anos. Quando o governador Hugo Napoleão assumiu em 2001, tentou reiniciar a obra de levar o metrô até o centro da cidade, mas foi impedido por uma Ação Judicial proposta pelo então candidato do PT ao governo, Wellington Dias. Eleito, Dias concluiu a obra após sete anos de governo, mas a população ainda não está satisfeita.

  • Matérias Relacionadas:

Deixe seu comentário